De onde veio este mundo em que vivemos hoje?
Há uns tempos atrás ouvia alguém dizer que a importância que devemos dar aos mais velhos é exatamente aquela que damos ao mundo em que vivemos, afinal foram eles que o construíram! Já há muito tempo que não ouvia algo tão acertado e habilitado.
Dou por mim a pensar muitas, tantas vezes, de que forma podemos nós olhar para a longevidade? Vivemos a vida com uma velocidade desenfreada, querendo que a semana passe depressa para chegarmos rápido ao fim de semana, querendo que o mês acabe para receber o vencimento, querendo ter o que ainda não temos - mas vamos ter, sonhando com o futuro… sem nunca dar valor ao aqui e agora. Sem aproveitar cada momento. Sem ter noção de que, assim, envelheço rápido demais.
Quando falamos de envelhecer, falamos de ciclo de vida. Da vida, que é nossa. Falamos de nós, com mais experiência, mais vivências, mais auto-conhecimento, mais amigos, mais viagens, mais objetivos atingidos, mais personalidade, mais família, mais ganhos e perdas no caminho, mais foco, mais eu, mais nós. Como não gostar que os anos passem? Como não gostar de tudo aquilo que colhemos pelo caminho? Este caminho que é tão meu, tão nosso. Não podemos ignorar que a vida é finita, sendo que só assim daremos a verdadeira importância ao dia, à noite, à caminhada com o que é bom, deixando para trás o que nos faz mal.
Vamos aceitar que todos nós envelhecemos. Falar de mais velhos, de terceira idade, de gerontologia, de geriatria, de idosos, da maior ou grande idade (…) é falar de todos nós. De todos nós bem melhores do que somos hoje! Para que a sociedade de futuro seja melhor a todos os níveis, temos primeiro que aceitar isto. A partir desse ponto, devemos tratarmo-nos de forma saudável, com muita gargalhada à mistura, pouco stress, eliminarmos a toxicidade da nossa vida, trabalharmos afincadamente para atingirmos objetivos pessoais e profissionais, amarmos quem nos rodeia e merecermos o amor deles também. Deixar de dizer não tantas vezes, pois quando disser sim, posso já não ir a tempo. Aprender todos os dias, manter o cérebro ativo. Corpo são, mente sã, longevidade feliz.
Comentários
Enviar um comentário